Curitiba, 26 de abril de 2024

Buscar

ir para a página inicial do site

logo da gazeta
Expedicionário Online

E.M. CEI do Expedicionário - EIEF

O BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

Estimulados por uma atividade proposta por Gincana Virtual, estudantes realizam entrevistas e pesquisas para descobrirem casos de bullying na escola em que estudam
 
    Os estudantes da  Escola Municipal CEI do Expedicionário estão participando da 4ª Gincana Virtual, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba que tem como tema "Bullying não é brincadeira". Durante três meses, os estudantes realizarão vários desafios sobre o tema e terão de utilizar recursos tecnológicos para cumprir cada atividade. A escola é representada pela Equipe Movimento composta por sete estudantes do terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental.
    Um dos desafios propostos pela gincana foi o de investigar se na escola em que estudam existiam casos de bullying. Através de entrevistas realizadas com colegas, professores e equipe pedagógica, eles infelizmente acabaram descobrindo alguns casos de bullying, mas por outro lado, também descobriram que a escola está realizando diversas ações para combater o bullying e que essas ações já estão tendo resultados positivos.
   Durante as entrevistas, a Equipe Movimento procurou ouvir dos seus colegas se eles sabiam o que era bullying, para que não ocorresse confusão na hora de alguém relatar que já havia sofrido bullying, pois nem toda situação de conflito é considerada bullying. Para que uma situação seja considerada bullying ela precisa ser intencional e repetitiva que foi o que ocorreu com uma estudante de 10 anos que relatou que começou a sofrer bullying quando cortou o  cabelo. Ela  disse que os meninos frequentemente a chamavam de piá e que a provocavam dizendo que cabelo curto era coisa de menino e não de menina. Ela ainda comentou que sofreu muito nesse período e que sentia-se sozinha e de coração partido com as atitudes dos colegas. Outro estudante de 8 anos relatou que assim que chegou na escola os colegas começaram a chamá-lo de gordo e baleia constantemente.
    Os estudantes também descobriram que a escola está bem atenta e está desenvolvendo vários projetos para tentar evitar o bullying ou qualquer atitude negativa entre os estudantes. A diretora Ana Berenice Sanchez relatou que todos os professores estão trabalhando sobre o tema e confirmou que infelizmente existem casos de bullying na escola. A pedagoga da escola Kassandra Santana também comentou sobre o assunto e disse que a escola está desenvolvendo vários projetos que estimulam o respeito às diferenças, a colaboração e atitudes gentis entre os estudantes.
    Professores da escola também foram entrevistados e relataram que já presenciaram vários casos de bullying e que estão desenvolvendo várias atividades para combatê-lo.
   Os projetos na escola ainda estão sendo desenvolvidos e já foi possível perceber resultados positivos. Durante uma atividade sobre o bullying, alguns estudantes sentiram-se seguros para denunciar que estavam sofrendo agressões físicas e verbais e ameaças constantes de um colega de sala. A professora então levou o caso à direção e toda a escola intensificou o trabalho com esse estudante agressor que após mudar seu comportamento relatou ser grato aos professores e professoras por ajudá-lo a descobrir que aquilo que ele fazia não era brincadeira, era bullying e então ele teve a chance de perceber que era algo errado e pode mudar sua atitude.

Quer saber mais sobre essa matéria? Clique no link abaixo e assista ao vídeo.

REPORTAGEM SOBRE O BULLYING - EQUIPE MOVIMENTO

 

  SAIBA MAIS

 

O QUE É O BULLYING?
 

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
 

O QUE NÃO É CONSIDERADO BULLYING?

 
Discussões ou brigas pontuais não são bullying. Conflitos entre professor e aluno ou aluno e gestor também não são considerados bullying. Para que seja bullying, é necessário que a agressão ocorra entre pares (colegas de classe ou de trabalho, por exemplo). Todo bullying é uma agressão, mas nem toda a agressão é classificada como bullying.
 

CYBERBULLYING
 

É o bullying que ocorre em meios eletrônicos, com  mensagens difamatórias ou ameaçadoras circulando por e-mails, sites, blogs (os diários virtuais), redes sociais e celulares. É quase uma extensão do que os alunos dizem e fazem na escola, mas com o agravante de que as pessoas envolvidas não estão cara a cara. 


Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/formacao/bullying-escola

   

 

Autor: VITOR ENZO PEDROSO
Idade: 18 anos
Postado em: 24/09/2015
Fonte: CEI DO EXPEDICIONÁRIO

noticias

0 comentário(s)

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!

Postar um novo comentário

Seu comentário foi enviado para avaliação!

Enviar Comentário