Curitiba, 25 de abril de 2024

Buscar

ir para a página inicial do site

logo da gazeta
Fala Teixeirinh@

E.M. Anísio Teixeira - EIEF

Entrevista com irmã Veroni - Museu da Vida

No dia oito de junho a turma do 3º ano A e os jornalistas mirins foram conhecer o Museu da Vida. O museu mostra sobre a vida de Zilda Arns, sobre o cuidado das crianças e o uso correto do soro caseiro que pode salvar muitas vidas. A doutora Zilda morreu num grande desastre, foi um terremoto do Haiti. Aproveitamos a visita para entrevistar a irmã Veroni Medeiros, que coordena o museu e a Pastoral da Criança.

1. Qual sua área de atuação?

Sou coordenadora das atividades realizadas no museu da vida.  Eu trabalho na área de desenvolvimento infantil, cuido das questões que tratam sobre a importância do brincar, os cuidados dos bebês e das crianças. Tanto na Pastoral da Criança, quanto no Museu da Vida.

2. Qual é a exposição que mais atrai os estudantes?

Depende da época, agora tem vindo muitos estudantes na exposição sobre os Biomas Brasileiros. Eles querem conversar sobre o cuidado com a natureza, com o meio ambiente, água potável, reciclagem do lixo. Outros estudantes se interessam pela exposição dos Primeiros Mil Dias, o cuidado com bebê as questões que dizem respeito à infância. Ainda outros estudantes querem explorar mais o Espaço do Brincar, tipos de brincadeiras, brincar de faz de contas, a importância das brincadeiras tradicionais e ao ar livre.

3. Que outras exposições itinerantes ficaram expostas no museu?

Teve uma exposição sobre o brincar, na época das Olímpiadas, foi uma exposição que teve uma duração longa e foi bem aproveitada. A exposição seguinte sobre a importância da vida, que falava sobre o Natal, o nascimento de Jesus, o cuidado das crianças no nascer. Outra exposição significativa que tinha como título “Há um barco esperando na praia”, que tratava sobre o voluntariado de líderes da Pastoral da Criança que para chegar a determinadas cidades (com casas em palafitas, em cima da água) precisam do transporte realizado por barcos.

4. A família da Zilda Arns acompanha as ações realizadas no museu?

Acompanha, inclusive o filho dela ( Dr. Nelson) é coordenador aqui da Pastoral da Criança Internacional. Toda família da Dra. Zilda colabora participa dos eventos do Museu da Vida e Pastoral da Criança.

5. A pastoral da criança atua em todo o país?

Atua em todos os estados brasileiros, através das arquidioceses. Cada diocese tem um bispo responsável  em suas paróquias, que tem coordenadoras estaduais, de setores e de ramos que auxiliam o trabalho realizado pelas líderes que atuam como voluntárias no atendimento da Pastoral da Criança.

Autor: Eike da Cruz
Idade: 16 anos
Postado em: 08/06/2017
Fonte: Escola Municipal Anísio Teixeira

noticias

0 comentário(s)

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!

Postar um novo comentário

Seu comentário foi enviado para avaliação!

Enviar Comentário