Curitiba, 04 de maio de 2024

Buscar

ir para a página inicial do site

logo da gazeta
LAURO EM AÇÃO

E.M. CEI Prof. Lauro Esmanhoto - EF

Coronavírus - Principais Dúvidas

Principais dúvidas

O coronavirus é um novo tipo de gripe?

Não, porque gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus influenza

Devo usar máscara como prevenção?

Não é necessário. O uso da máscara é recomendado apenas para pessoas que apresentem os sintomas ou tenha coronavírus, profissionais da área da saúde ou para pessoas que estiver cuidando de alguém com sintomas da doença. 

Quais são os sintomas de uma pessoa infectada por um coronavírus?

Há casos de infecções de vias aéreas semelhante ao resfriado, casos graves com pneumonia e insuficiência respiratória aguda, e ainda pacientes que não apesentam sintomas. Crianças, idosos e pacientes com baixa imunidade podem apresentar manifestações mais graves.

Existe tratamento ou vacina para o novo coronavírus?

Não há um medicamento específico. Indica-se repouso e ingestão de líquidos, além de medidas para aliviar os sintomas, como analgésicos e antitérmicos. Como a doença é nova, não há vacina até o momento.

Tomei a vacina contra a gripe. Estou protegido contra o novo coronavírus?

Não. A vacina da gripe protege somente contra o vírus influenza.

Como é feita a confirmação do diagnóstico do novo coronavírus?

Exames laboratoriais realizados por biologia molecular identificam o material genético do vírus em secreções respiratórias.

Qual é o período de incubação desta nova variante do coronavírus?

Ainda não há uma informação exata, mas o tempo de exposição ao vírus e o início dos sintomas varia de 2 a 14 dias, de acordo com o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC). Já a Organização Mundial da Saúde (MS) estima que o período seja de 2 a 10 dias.

O Brasil está preparado para combater o coronavírus?

O Ministério da Saúde instalou o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para preparar a rede pública de saúde para o atendimento de possíveis casos no Brasil. Já estão definidos os protocolos para confirmação dos casos e hospitais de referência para atendimento. Especialistas dizem que as altas temperaturas do verão dificultam a chegada e avanço do novo vírus.

 

Autor: JULIA DO AMARAL SBALQUEIRO
Idade: 14 anos
Postado em: 18/03/2020
Fonte: https://especiais.gazetadopovo.com.br/coronavirus/

noticias

1 comentário(s)

 

Sandra Santos- enviado em 18/03/2020

Olá, Júlia! Parabéns pela pesquisa e por colocar a fonte das informações. Nesse momento de epidemia, é muito bom procurar boas fontes e divulgar informações verdadeiras. Abraços da equipe do Jornal Eletrônico!

Postar um novo comentário

Seu comentário foi enviado para avaliação!

Enviar Comentário