Curitiba, 09 de julho de 2025
Olá, leitores do Extra, Extra!
Nós somos os Jornalistas Mirins do Espaço Maker do Farol do Saber e Inovação Emiliano Perneta, da Escola Municipal Irati, e temos uma história incrível para contar!
No dia 26 de junho, realizamos uma entrevista super especial com a professora Vanessa Simões, que trabalha com Ciência e Tecnologia na Unidade de Educação Integral Integrada Curitiba 330 Anos, na Regional Boa Vista. E sabem o que ela contou pra gente? Que um experimento feito pelos alunos dela foi enviado para a Estação Espacial Internacional! Isso mesmo: estudantes do 4º e 5º ano da rede pública de Curitiba estão com a ciência deles no espaço!
A entrevista foi feita pelo Google Meet, e nós, Ricardo, Marjorie, Henrique e Isabelly, do 5º ano A, ficamos muito empolgados em conversar com alguém que está fazendo história.
A professora Vanessa nos explicou que tudo começou quando ela foi selecionada para participar de um programa de formação de professores chamado Limitless Space Institute, nos Estados Unidos. Lá, ela recebeu o desafio de criar, junto com seus alunos, um experimento que pudesse ser realizado no espaço — precisava ser simples, leve e seguro.
Ela contou que foi difícil pensar em algo possível, porque no começo os estudantes queriam fazer explosões de glitter no espaço! Mas depois de muitas conversas, surgiu a ideia das bolinhas de massas diferentes: elas seriam colididas para observar a conservação e a transferência de momento, um conceito da Física.
Gravaram um vídeo explicando tudo em inglês e enviaram para uma banca internacional. E adivinhem? O projeto foi selecionado para a missão Ax-4, que foi para a Estação Espacial Internacional (ISS), em junho de 2025!
A professora e os alunos comemoraram muito. Alguns estudantes participaram da entrevista e disseram que ficaram muito emocionados — e a gente também ficou! Ela explicou que os astronautas vão realizar o experimento na Estação Espacial e que tudo será filmado para que os alunos possam estudar os resultados aqui na Terra.
Foi muito legal ouvir como os alunos participaram de tudo, desde o começo até a gravação. A ideia de usar bolinhas surgiu da aluna Geovana, e o grupo foi ajustando o experimento com ajuda de professores e especialistas.
No final, perguntamos se ela gostaria de ir para o espaço e ela disse que sim, mas que dá um pouquinho de medo. Ela também deixou um recado para todas as crianças que sonham alto:
“Sonhar é importante, mas também é preciso estudar e correr atrás dos nossos sonhos. O conhecimento é o que nos leva longe.”
Nós adoramos fazer essa entrevista e aprendemos que com esforço, curiosidade e trabalho em equipe, até uma escola pública pode chegar ao espaço!
Texto coletivo elaborado por Isabelly, Marjorie, Ricardo e Henrique, Jornalistas Mirins do 5º ano A.
Autor: I. P.
Idade: 10 anos
Postado em: 03/07/2025
Fonte: Espaço Maker do FSI Emiliano Perneta
Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!