Curitiba, 05 de novembro de 2026

Buscar

ir para a página inicial do site

logo da gazeta
PAPA INFORMA

E.M. Papa João XXIII - EIEF

Uma viagem pelo mundo da visão

Uma viagem pelo mundo da visão: Lumi e seus amigos visitam a Escola Papa João XXIII!

           No dia 5 de outubro de 2026, a Escola Municipal Papa João XXIII recebeu uma visita muito especial! A professora do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sheila Winnishoffer e seus acadêmicos: Yasmin, Letícia e Gabriel estiveram na escola para realizar uma oficina com os estudantes sobre os sentidos do corpo humano, com destaque para um deles: a visão.

          A visita faz parte do projeto “Pequenos Cientistas do Mundo”, que busca despertar a curiosidade das crianças e o interesse pela Ciência, mostrando que ela está presente no nosso dia a dia de forma divertida e interessante.

          Durante a visita, os estudantes participaram de uma dinâmica divertida com várias atividades criativas e interativas, que ajudaram a entender de uma maneira diferente como nossos olhos e nosso cérebro trabalham juntos para enxergar o mundo.

          Os alunos embarcaram em uma verdadeira viagem pelo caminho da visão, participando das atividades “Encontre a Luz”, “Conhecer o Cristalino”, “Cheguei à Retina”, “Conheci o Cérebro” e “Verdade ou Ilusão de Ótica”. Cada atividade trouxe uma nova descoberta e despertou a curiosidade dos estudantes.

           E a visita teve uma personagem muito especial: Lumi! Ela foi criada pelos estudantes da Universidade Federal do Paraná e recebeu esse nome por representar a luz e a iluminação. As crianças receberam um Passaporte da Lumi, registrando essa divertida aventura pelo mundo da visão.

Uma curiosidade que chamou a atenção!

         Os estudantes descobriram que a pupila muda de tamanho de acordo com a quantidade de luz. No escuro, ela aumenta para permitir a entrada de mais luz; quando há muita claridade, ela diminui para controlar a quantidade de luz que chega aos olhos.

        Foi uma manhã de muita aprendizagem, diversão e descobertas! Essa  visita mostrou que aprender Ciências pode ser uma experiência cheia de curiosidade, brincadeiras e surpresas.

        Os Jornalistas Mirins adoraram poder noticiar essa viagem pelo incrível mundo da visão!

 Equipe Jornalistas Mirins – Papa João XXIII

Autor: Claudia Romaniuk
Idade: 2027 anos
Postado em: 05/10/2026
Fonte: E.M. Papa João XXIII - EIEF

noticias

0 comentário(s)

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!

Postar um novo comentário

Seu comentário foi enviado para avaliação!

Enviar Comentário