Curitiba, 24 de novembro de 2024
O que os astronautas comem no espaço? Essa foi a pergunta que surgiu na aula da professora Giselle na oficina de astronomia e astronáutica na UEI 2. Os alunos desenharam alguns alimentos que achavam que os astronautas comiam. Também assistiram um vídeo contando a viagem de Marcos Pontes ao espaço e puderam conhecer um pouco mais da rotina dos astronautas e como eles faziam para se alimentar.
A professora Giselle explicou que não é uma tarefa fácil se alimentar no espaço. Para se alimentar em ambiente de microgravidade é preciso ter alguns cuidados para não escapar migalhas de alimentos porque elas certamente irão flutuar pela nave e poderão causar acidentes. A professora explicou também que para chegar aos alimentos que os astronautas utilizam hoje, muitas embalagens foram experimentadas. Nas primeiras missões os astronautas se alimentavam em tubos mas não deu muito certo. Em outras missões haviam comidas embaladas com tubos parecidos com pasta de dente. Experimentaram também alimentos com um revestimento a base de gelatina para não deixar as migalhas escaparem.
Foi pensando nisso que os alunos da UEI 2 fizeram os “biscoitos de astronautas”. Eles aqueceram gelatina com água, banharam os biscoitos e colocaram na geladeira para endurecer. Depois degustaram o experimento e gostaram muito! Eles descobriram que hoje os astronautas comem de tudo no espaço e que levam alimentos em embalagens a vácuo, enlatados, desidratados, entre outros, mas até chegar nesta etapa fizeram perguntas muito parecidas com as dos alunos da nossa escola.
Eu gostei muito dessa atividade que os alunos da UEI 2 fizeram e vou sugerir a professora para fazermos esses biscoitos com a nossa turma também. Quem sabe um aluno da nossa escola possa estudar muito para se tornar um astronauta e ir ao espaço fazer pesquisas e experimentar essas comidas. Vai ser muito legal.
Autor: RICHARD DE OLIVEIRA
Idade: 11 anos
Postado em: 20/06/2018
Fonte: Escola M. Dr. Guilherme Lacerda Braga Sobrinho
Fonte:UEI Escola M. Dr. Guilherme Lacerda Braga Sobrinho
Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!