Curitiba, 01 de novembro de 2024
Era uma tarde do dia 17 de maio de 2023, uma quarta-feira, onde a agente literária da escola reuniu a turma do 5º ano C para uma roda de conversa sobre o livro "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry. Cada um dos participantes trouxe um exemplar do livro.
A conversa começou com uma discussão tradicional sobre o livro, ou seja, partindo dos conhecimentos básicos do texto, explorando a bagagem cultural de cada aluno.
A medida em que a conversa avançava, a agente literária ia questionando e refletindo junto aos estudantes os temas como amizade, amor, perda, morte e encontro com nós mesmos. Alguns trechos do livro foram citados como exemplos para ilustrar as reflexões.
Um dos momentos mais icônicos da roda foi quando as crianças perceberam a grandeza do texto de Antoine de Saint-Exupéry. E a diversidade de olhares para uma única história.
As crianças ficaram encantadas. E por coincidência esta discussão foi realizada no ano que completa 80 anos do livro.
Ao final da conversa, todos se sentiram muito gratificados pela riqueza do diálogo e pela forma como o livro havia tocado cada um deles de maneira singular. Com certeza, "O Pequeno Príncipe" permanecerá vivo em seus corações por muito tempo ainda.
Neste contexto fica a pergunta: Quantas coisas cabem em um livro?
Fonte:EM Maria Clara B. Tesserolli
Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!